Pictures taken Monday morning. She is due for sailing within the next few days, yet still some paint works must be carried out below the waterline. A special silicon-based paint is being applied and, comparing to a sister vessel with a regular paint, allows for an additional one knot at top speed, or, at the same speed, a decrease in fuel consumption.
6 comments:
Saudações
Sou um visitante regular do seu blog, que aprecio.
Vou-lhe deixar um pensamento que me surgiu a ver estas fotos: se em Portugal houvesse um Ro-Ro deste tipo para uma linha Continente-Madeira (e mesmo Açores) eu era candidato a cliente. Dariam umas férias interessantes.
Disseram-me que o navio que opera nos Açores não tem más taxas de ocupação no Verão...
É uma pena não se ousar nestas linhas.
cumptos
amg
Caro amg,
Obrigado pelas visitas.
A questão que refere tem sido debatida neste e noutros blogues. Também eu seria cliente de um serviço que me permitisse viajar confortavelmente com a minha família, aproveitando todas as facilidades disponibilizadas a bordo e ainda levando o meu carro... como parece ser o caso deste navio.
O último Ro-Pax da Grimaldi que entrará em breve em operação no Mediterrâneo foi projectado na parte destinada a passageiros com standards iguais a navios de cruzeiro de luxo, de forma a cativar famílias que pretendam viajar levando também o seu carro. Assim se transporta carga e passageiros de forma rentável. Por cá continuamos com os nossos naviozinhos porta-contentores a transportar vacas em regime de tráfego protegido...
Temo que esteja a acontecer algo semelhante ao que se verificou na Marinha Mercante nacional quando se acabou o tráfego para as ex-colónias e não se apostou nos porta-contentores, continuando as companhias a operar navios obsoletos. Agora são estes navios, rápidos e eficientes, que até transportam passageiros, a fazer a diferença.
Este Volcan de Tijarafe irá fazer ligações Portimão-Funchal... é tão fácil não é?
Cumprimentos
Caro Malheiro do Vale
Eu agradeço~lhe por estar a dar a devida atenção a este ferry, verificando que foi mudado o registo para Santa Cruz de Tenerife.
A propósito de comodidades, e reportando-me ao anterior navio ferry "Volcan de Tamadaba" igual a este que se encontra em Viana do Castelo, eu mais a minha esposa na última semana de Setembro, viajamos neste navio para a ilha de Gran Canária e regresso no mesmo, confortavelmente instalados em camarote.
Vou me reportar à viagem de regresso.
O ferry partiu de Las Palmas para Tenerife às 18,30h de Sábado, chegando a Tenerife às 21,15h. após a operação de desembarque/embarque de passageiros e viaturas, partiu às 22h,00 rumo ao Funchal.
De enaltecer a magia das chegadas às ilhas por mar, Tenerife, à noite (no mês de Setembro) com muita intensidade de luz, o mesmo sucede também à chegada a Las Palmas-Gran Canária, no início da manhã na rota Funchal - Las Palmas, e o Funchal pela manhã, com o seu imponente anfiteatro. Resumindo, o navio parte do Funchal às 19h de Domingo com destino a Las Palmas na Gran Canária, com chegada pelas 8 h da manhã, de Segunda feira, após o desembarque/embarque de passageiros e viaturas, (operação efectuada em cerca de 45 m) o navio parte com destino a Tenerife, navegando cerca de 2h30m até ao Porto de Santa Cruz de Tenerife. No regresso ao Funchal o navio parte às 18h,30m de Las Palmas no Sábado com destino a Tenerife, navegando cerca de 2h,30m, após a operação de desembarque/embarque de passageiros, que se realiza em cerca de 45 minutos o navio parte com destino ao Funchal-Madeira, chegando a este Porto no Domingo pelas 9h,00 da manhã. Os passageiros partem do Funchal com destino a Las Palmas ou Tenerife pelo mesmo preço, não há acréscimo no preço do bilhete entre Las Palmas e Tenerife e vice versa. O navio é muito cómodo e espaçoso, e depois do jantar, por volta das 23h,00m, um grupo de animadores entra em acção com danças e acrobacias, participando nas mesmas os passageiros, até as 3h,00 da madrugada, tanto na ida para as Canárias, como no regresso à Madeira.
Os passageiros que adquiriram passagem em cadeira, (€ 50,00 ida, e € 50,00 volta) viajam com comodidade em cadeiras confortáveis, reclináveis tipo avião. Eu, e a minha esposa viajamos em camarote, a gosto. Na ida, com a ilha de Gran Canária à vista tomamos um duche quente e com bastante pressão, o mesmo fizemos no regresso à Madeira, e desembarcamos fresquinhos e bem dispostos. O navio dispõe de várias salas equipadas com cadeiras de repouso, ambientadas com ar condicionado, e ecrans planos LCD que transmitem filmes. Os passageiros podem optar por uma sala de repouso com ambiente de ar condicionado mais adequado às suas necessidades. O navio dispõe de uma piscina, sendo possível aos passageiros banharem-se ao fim da tarde, de noite, ou no início da manhã, tendo em conta que a temperatura da água e do ambiente são convidativas no Verão. O ferry “Volcan de Tamadaba” é um navio com bastante estabilidade, concorrendo para tal, a tonelagem bruta de 20.000t..Para ser mais persuasivo, o ferry local "Lobo Marinho" tem de comprimento 112 m, desloca 8.077 Tons. O nostálgico navio "Funchal" tem 152 m e desloca a metade da tonelagem do navio espanhol, ou sejam 10.031t..Se o ferry espanhol da “Naviera Armas” enfrentar forte ondulação, acciona os estabilizadores minimizando o balanço provocado pela ondulação. Durante as nossas viagens neste ferry na última semana do mês de Setembro, o estado do mar permitiu uma navegação serena. Não levamos a viatura porque tinhamos amigos à nossa espera e com disponibilidade para nos acompanhar durante a nossa estada.
Gostamos e recomendamos.
Caro Malheiro do Valle.
Magnífica opção de pintar o casco submerso com tinta à base de silicone, conferindo ao navio mais 1 nó, o que é muito importante, na medida que não consumirá mais combustível por esse facto.
Por acaso já tinha conhecimento da aplicação destas tintas em navios.
Fico-lhe grato por esta notícia.
Bom fim de semana.
Dediquei hoje um slideshow a este blogue (apesar de ser um dos meus concorrentes mais perigosos... hehehe)
caro Malheiro do Vale:
obrigado pelas suas palavras.
já fui ao site do Navierra Armas mas para já nada está escrito sobre a linha para Portimão. No entanto, e como lhe escrevo de Faro, caso ela se concretize (e o navio apareça a horas «decentes») ainda lhe enviarei umas fotos...
Como passageiro, é que só para o ano...
É um pouco «complicado» escrever sobre estes assuntos, mas interrogo-me se teremos «massa crítica» para ter uma linha destas.
Aliás pergunto-me também se os espanhóis não estarão a ter um subsídio qq da UE para as linhas Canárias-Continente.
Para finalizar, um video (é o «que está a dar») de um dos Cruzeiros da Transmaçor a entrar e sair do porto da Madalena (Pico) com mau tempo. Um bom exemplo de marinharia...
http://br.youtube.com/watch?v=Wbvz2SnbPMk
(consegue-se ver ao fundo o Faial)
cumptos
amg
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