Tuesday, May 22, 2007

Fishing vessels in Aveiro

Slightly out of scope of this blog but as I was driving home, coming from the beach, I could not resist this alignment and took a small detour to get this shot.
I urge our fishing vessels experts, colleagues and friends to make some comments!

9 comments:

Magueta said...

Olha Olha ... Nabios a sério, pela primeira bez, aqui neste blog ???
"A PESCA É A ÚNICA ACTIBIDADE COM FUTURO NESTE PAÍS QUE SE AUTO INTITULA DE MARINHEIROS E ONDE NINGUÉM LIGA A "PONTA DE UM CORNO" AO MAR (PPPFFFWWWEEE!!!)"
Na foto (magnifica, por sinal)ao fundo temos o "BRITES"; ao meio o "JOANA PRINCESA"(antigo "Inacio Cunha") e em primeiro plano o "KERGUELEN" que está parado na Gafanha há uns meses balentes, por incríbel que possa parecer pois este nabio, embora belhinho, está muito bem equipado para qualquer tipo de pesca, onde se destaca o guincho ROLLS ROYCE (BRATTVAAG),por exemplo, e no qual eu tibe a oportunidade de fazer uma campanha, excelente por sinal, em que em 48 dias de biagem (barra a barra) fizémos 850 tons de bacalhau, todo do tamanho da embergadura do Cristo Rei !!! EHEHEH!!!
HHHHÁÁÁÁ GANDAS NABIOS ... É UM PREBILÉGIO SÓ AO ALCANCE DE ALGUNS EMBARCAR NESTAS NAUS ... HUM!!! QUALQUER DIA, SE DEUS QUIZER, AÍ BAI DISTO OUTRA BEZ ... AS SAUDADES JÁ SÃO MUITAS !!!

Malheiro do Vale said...

Thanks for the info!

Para o mar! Para o mar! Para o mar!...brrrr, que frio! Para o bar! Para o bar! Para o bar!

Abraço!

A VER NAVIOS said...

O "Kergulen" era o francês "Comandant Guê". Faz parte de uma série fabulosa de navios franceses para a pesca do bacalhau,construídos na segunda metade da década de 70.
Quando a França acabou com a pesca do bacalhau na Terra Nova Foram vendidos para a África do Sul e um ou outro para as Maurícias.
Este veio das Maurícias. Tem bandeira do Lomé e só pode pescar no "triângulo" do Svaalbard a Norte da Noruega, a chamada terra de ninguem, muito disputada pela Noruega, apesar de estar fora das 200 milhas da ZEE norueguesa.
Lembro os recentes acontecimentos com o "Joana" e com o "Lutador" de bandeira portuguesa.

A VER NAVIOS said...

Peço desculpa ao colega Magueta.
Em primeiro plano é o "Kergulen", a seguir o "Praia de Santa Cruz" e por último o "Joana Princesa" Ex-"Inácio Cunha".

Malheiro do Vale said...

Obrigado pelas informações!

Magueta said...

Muito Obrigado "A VER NAVIOS" pela correcção ... estaba a ber que ninguém daba pela ratoeirazita.
Este "KERGUELEN"; antigo "KERGUELEN DE TREMAREC"; antigo "Comandant Guê"; veio das Mauricias muito bem apetrechado para pesca a meia água com uma rede pelágica engraçada (diferente das Glorias e afins usadas na Islândia)e, um guincho de pesca que é uma marabilha para tal ... Foi assim que se fez muita pesca no triângulo, para além do arrasto de fundo combencional ... mas a biagenzita foi um espectáculo em grande parte debido á redita pelágica.
Quanto aos acontecimentos com o "Joana", todos sabemos que foram actos de "pirataria" explicita e que a origem desses actos, por parte dos Noruegueses, tambem é muito dubidosa (mas não deixa dubidas a ninguém ... eheheh)???
No caso do "LUTADOR", onde tambem tibe o prebilegio de andar embarcado, ainda no tempo do Cap.Diniz (com quem aprendi muito e que me iniciou nestas lides de mar) já a situação é um bocadito diferente mas será que não tem a mesma origem dubidosa???
Foi mais um pesqueiro dos bons que se perdeu porque somos todos Portuguezinhos de gema ... e nem sequer faço referências á nossa classe política porque simplesmente não bale a pena ... e nessa classe incluo todos os que estão em cargos +/- politicos, tanto na metrópole(pfew) como em bruxelas(pfwe...pfwe) !!!
AAHH ... MAS CONTINUO A DIZER ALTO E EM BOM SOM QUE A PESCA É A ÚNICA ACTIBIDADE COM FUTURO NO NOSSO PAÍS NÁUTICU !!!
Um abraço e é um prazer saber que tambem anda por aqui por estes blogues manhosos ...

Malheiro do Vale said...

Olha, olha, blog manhoso!? BÊ LÁ BÊ!

A VER NAVIOS said...

Caro Magueta:
1 - Blogs manhosos? Isso é que era bom!, nem pensar!;
2 - Gostei dos seus comentários;
3 - Sou do tempo do "Comandant Guê", quando francês na sua viagem inaugural à Terra Nova;
4 - Quanto às situações que se passaram com o "Joana, Kabou" e "Lutador", são distintas. Não é local para as discutir;
5 - Capitão Dinis Ramos: bom amigo,companheiro, sempre bem disposto, belíssimo imitador, bom tocador de viola (ou coisa parecida) e profissional a sério.
Fez a primeira viagem a comandar, no azarado "Cidade de Aveiro", em 1974. Depois de uma pesca muito boa no Golfo de S. Lourenço fomos para a Noruega, Ilha dos Ursos e Spitzberg. Fez uma campanha fabulosa. O "Cidade" chegou a Aveiro antes do tempo e carregado que nem um "macho".Bons tempos esse!;
6 - Para finalizar: Fiz duas viagens como piloto do "Lutador" e cez ou onze como Imediato. Ainda o comandei interinamente, com carta de piloto de 2ªclasse, numa viagem costeira.
Vá a "www.noseomar. blogspot.com"
Pelo seu nome é cá das minhas bandas, deduzo.
Abraço e muito boas manobras no Funchal.
Já agora: Conhece o Zé Paradela?
Foi meu imediato no "Cuito Cuanavale" e no "Dina". Se o conhece, certamente ter-lhe-à falado de mim.

João Francisco said...

Olá, amigos. Um abraço para todos, muito especialmente para os que eu conheci na faina maior, por onde passei uns aninhos...
Outros tempos, outras vidas...e já lá vão quase vinte anos...