Wednesday, April 02, 2008

Volcan de Tijarafe

Looking sharp!

Pictures taken Monday morning. She is due for sailing within the next few days, yet still some paint works must be carried out below the waterline. A special silicon-based paint is being applied and, comparing to a sister vessel with a regular paint, allows for an additional one knot at top speed, or, at the same speed, a decrease in fuel consumption.

6 comments:

Anonymous said...

Saudações
Sou um visitante regular do seu blog, que aprecio.
Vou-lhe deixar um pensamento que me surgiu a ver estas fotos: se em Portugal houvesse um Ro-Ro deste tipo para uma linha Continente-Madeira (e mesmo Açores) eu era candidato a cliente. Dariam umas férias interessantes.
Disseram-me que o navio que opera nos Açores não tem más taxas de ocupação no Verão...
É uma pena não se ousar nestas linhas.
cumptos
amg

Luis Daniel Vale said...

Caro amg,

Obrigado pelas visitas.

A questão que refere tem sido debatida neste e noutros blogues. Também eu seria cliente de um serviço que me permitisse viajar confortavelmente com a minha família, aproveitando todas as facilidades disponibilizadas a bordo e ainda levando o meu carro... como parece ser o caso deste navio.
O último Ro-Pax da Grimaldi que entrará em breve em operação no Mediterrâneo foi projectado na parte destinada a passageiros com standards iguais a navios de cruzeiro de luxo, de forma a cativar famílias que pretendam viajar levando também o seu carro. Assim se transporta carga e passageiros de forma rentável. Por cá continuamos com os nossos naviozinhos porta-contentores a transportar vacas em regime de tráfego protegido...
Temo que esteja a acontecer algo semelhante ao que se verificou na Marinha Mercante nacional quando se acabou o tráfego para as ex-colónias e não se apostou nos porta-contentores, continuando as companhias a operar navios obsoletos. Agora são estes navios, rápidos e eficientes, que até transportam passageiros, a fazer a diferença.
Este Volcan de Tijarafe irá fazer ligações Portimão-Funchal... é tão fácil não é?

Cumprimentos

Paulo Farinha said...

Caro Malheiro do Vale
Eu agradeço~lhe por estar a dar a devida atenção a este ferry, verificando que foi mudado o registo para Santa Cruz de Tenerife.
A propósito de comodidades, e reportando-me ao anterior navio ferry "Volcan de Tamadaba" igual a este que se encontra em Viana do Castelo, eu mais a minha esposa na última semana de Setembro, viajamos neste navio para a ilha de Gran Canária e regresso no mesmo, confortavelmente instalados em camarote.
Vou me reportar à viagem de regresso.
O ferry partiu de Las Palmas para Tenerife às 18,30h de Sábado, chegando a Tenerife às 21,15h. após a operação de desembarque/embarque de passageiros e viaturas, partiu às 22h,00 rumo ao Funchal.
De enaltecer a magia das chegadas às ilhas por mar, Tenerife, à noite (no mês de Setembro) com muita intensidade de luz, o mesmo sucede também à chegada a Las Palmas-Gran Canária, no início da manhã na rota Funchal - Las Palmas, e o Funchal pela manhã, com o seu imponente anfiteatro. Resumindo, o navio parte do Funchal às 19h de Domingo com destino a Las Palmas na Gran Canária, com chegada pelas 8 h da manhã, de Segunda feira, após o desembarque/embarque de passageiros e viaturas, (operação efectuada em cerca de 45 m) o navio parte com destino a Tenerife, navegando cerca de 2h30m até ao Porto de Santa Cruz de Tenerife. No regresso ao Funchal o navio parte às 18h,30m de Las Palmas no Sábado com destino a Tenerife, navegando cerca de 2h,30m, após a operação de desembarque/embarque de passageiros, que se realiza em cerca de 45 minutos o navio parte com destino ao Funchal-Madeira, chegando a este Porto no Domingo pelas 9h,00 da manhã. Os passageiros partem do Funchal com destino a Las Palmas ou Tenerife pelo mesmo preço, não há acréscimo no preço do bilhete entre Las Palmas e Tenerife e vice versa. O navio é muito cómodo e espaçoso, e depois do jantar, por volta das 23h,00m, um grupo de animadores entra em acção com danças e acrobacias, participando nas mesmas os passageiros, até as 3h,00 da madrugada, tanto na ida para as Canárias, como no regresso à Madeira.
Os passageiros que adquiriram passagem em cadeira, (€ 50,00 ida, e € 50,00 volta) viajam com comodidade em cadeiras confortáveis, reclináveis tipo avião. Eu, e a minha esposa viajamos em camarote, a gosto. Na ida, com a ilha de Gran Canária à vista tomamos um duche quente e com bastante pressão, o mesmo fizemos no regresso à Madeira, e desembarcamos fresquinhos e bem dispostos. O navio dispõe de várias salas equipadas com cadeiras de repouso, ambientadas com ar condicionado, e ecrans planos LCD que transmitem filmes. Os passageiros podem optar por uma sala de repouso com ambiente de ar condicionado mais adequado às suas necessidades. O navio dispõe de uma piscina, sendo possível aos passageiros banharem-se ao fim da tarde, de noite, ou no início da manhã, tendo em conta que a temperatura da água e do ambiente são convidativas no Verão. O ferry “Volcan de Tamadaba” é um navio com bastante estabilidade, concorrendo para tal, a tonelagem bruta de 20.000t..Para ser mais persuasivo, o ferry local "Lobo Marinho" tem de comprimento 112 m, desloca 8.077 Tons. O nostálgico navio "Funchal" tem 152 m e desloca a metade da tonelagem do navio espanhol, ou sejam 10.031t..Se o ferry espanhol da “Naviera Armas” enfrentar forte ondulação, acciona os estabilizadores minimizando o balanço provocado pela ondulação. Durante as nossas viagens neste ferry na última semana do mês de Setembro, o estado do mar permitiu uma navegação serena. Não levamos a viatura porque tinhamos amigos à nossa espera e com disponibilidade para nos acompanhar durante a nossa estada.
Gostamos e recomendamos.

Paulo Farinha said...

Caro Malheiro do Valle.
Magnífica opção de pintar o casco submerso com tinta à base de silicone, conferindo ao navio mais 1 nó, o que é muito importante, na medida que não consumirá mais combustível por esse facto.
Por acaso já tinha conhecimento da aplicação destas tintas em navios.
Fico-lhe grato por esta notícia.
Bom fim de semana.

Raquel Sabino Pereira said...

Dediquei hoje um slideshow a este blogue (apesar de ser um dos meus concorrentes mais perigosos... hehehe)

Anonymous said...

caro Malheiro do Vale:
obrigado pelas suas palavras.
já fui ao site do Navierra Armas mas para já nada está escrito sobre a linha para Portimão. No entanto, e como lhe escrevo de Faro, caso ela se concretize (e o navio apareça a horas «decentes») ainda lhe enviarei umas fotos...
Como passageiro, é que só para o ano...
É um pouco «complicado» escrever sobre estes assuntos, mas interrogo-me se teremos «massa crítica» para ter uma linha destas.
Aliás pergunto-me também se os espanhóis não estarão a ter um subsídio qq da UE para as linhas Canárias-Continente.

Para finalizar, um video (é o «que está a dar») de um dos Cruzeiros da Transmaçor a entrar e sair do porto da Madalena (Pico) com mau tempo. Um bom exemplo de marinharia...
http://br.youtube.com/watch?v=Wbvz2SnbPMk
(consegue-se ver ao fundo o Faial)
cumptos
amg